Tenho infecções de urina com muita frequência. É normal?
- Dr Paulo Mazili

- 16 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jul. de 2020
Uma infecção nunca pode ser considerada normal, mas diríamos que entre as mulheres ela é mais comum. Pela própria anatomia da região, a uretra mais curta facilita a penetração de bactérias que vivem no intestino e na pele da região genital para dentro da bexiga.
Ao longo da vida a maioria das mulheres vai experimentar ao menos uma vez uma infecção de urina, isso não deve ser motivo de preocupação. Porém quando estas infecções se tornam frequentes e se tornam um preocupação constante é preciso investigar e tratar.

Temos duas grande causas de infecções de repetição. A primeira dela é pelo tratamento inadequado e resistência bacteriana, o antibiótico não elimina completamente todas as bactérias, há uma melhora dos sintomas e poucos dias após o término da medicação os sintomas retornam. Outro motivo para uma infecção ser próxima da outra é alguma falha nos mecanismos de defesa da bexiga que acabam permitindo a entrada de bactérias na bexiga, um fator muito comum aqui é a baixa ingesta de líquidos e ficar longos períodos sem urinar. A intestino preguiçoso também esta associado com infecções de urina.
A atividade sexual pode também ser um agente desencadeador da infecção, porém não é do seu parceiro que veio a bactéria, ela estava ali por perto e o atrito na relação acabou empurrando ela pra fora da bexiga.
Alterações na flora normal da vagina podem predispor a infecções, esta alterações podem ser provocadas por infecções vaginas e alterações hormonais comuns próximo a menopausa. Os lactobacilos presentes na vagina são uma importante proteção contra a infecção urinária.
Se as infecções vierem a se tornar frequente, capriche na hidratação, aumente a ingesta de fibras para para que o intestino funcione diariamente, não fiquei períodos muito longos sem urinar, micção após atividade sexual, acompanhe com seu ginecologista rotineiramente.
Importante nunca deixe de tratar ou postergue o tratamento de uma infecção urinária, toda infecção urinária tem risco de subir para os rins e se torna uma infecção mais grave. Na dúvida consulte sempre um urologista.






Comentários